Lapinha da Serra - MG - Junho/2010

domingo, 27 de junho de 2010

Lei de MG permite destruir 70% da mata seca

A Assembleia Legislativa de Minas aprovou, em reunião extraordinária realizada na noite de quarta-feira, um polêmico projeto de lei que retira a chamada mata seca - na região norte do Estado - da área de preservação ambiental da Mata Atlântica. O projeto de lei 4.057/2009 - aprovado por 45 votos a favor e apenas 1 contra - permite o desmatamento de até 70% da área coberta pela vegetação, como prevê a legislação estadual, que é mais permissiva. Para virar lei, o projeto precisa ser sancionado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB).
Os defensores da nova lei afirmam que o fim do rigor na proteção ambiental é necessário para o desenvolvimento da região e levará à criação de 250 mil postos de trabalho. Ambientalistas e estudiosos afirmam que serão beneficiados, na verdade, grandes fazendeiros. A região tem como principais atividades o cultivo de frutas irrigadas, a pecuária e a produção de carvão vegetal. Com uma área remanescente de 16,1 mil quilômetros quadrados (48% do total), de acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a mata seca foi incluída na área de preservação da vegetação nativa da Mata Atlântica por decreto federal de 2008. Esse decreto proíbe o desmatamento de florestas nativas do bioma a não ser por motivo de utilidade pública e interesse social. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Copyright © 2010 Agência Estado. Todos os direitos reservados.
Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/19062010/25/manchetes-lei-mg-permite-destruir-70.html
Acesso em: 19/6/2010

2 comentários:

  1. Olá! Muito bom encontrar o blog de uma geógrafa, ainda mais alguém que está tão pertinho!

    Sou estudante de geografia do IFMG-Ouro Preto. Encontrei seu blog enquanto procurava imagens do Relevo Cárstico da região de Lagoa Santa. Gostaria de saber se posso utilizá-las em um trabalho de geomorfologia (o professor pediu que ilustrássemos um artigo que lemos durante a disciplina). Irá com as devidas citações, não se preocupe.

    Voltarei ao seu blog mais vezes. =)

    ResponderExcluir
  2. Puxaaaaa, nem sei como me desculpar, mas seu comentário não foi enviado para minha caixa de entrada, e com certeza, não estou lhe respondendo a tempo para utilizar o texto em seu trabalho. De qualquer forma, se ainda resolver, pode usar sim, fico feliz em saber que o blog está sendo realmente útil e espero mesmo que continue visitando! Abraços.

    ResponderExcluir

Tenha sempre em mente que a sua verdade não é verdade de todos. Por favor, faça seu comentário respeitando os outros leitores. Obrigada por participar!!